Pages

sábado, 26 de maio de 2012

'Carrossel' conquista ótima audiência com adaptação fiel da mexicana

 
Enquanto as demais emissoras de TV aberta se distanciam cada vez mais do universo infantil em suas programações, o SBT colhe o êxito de seu investimento em uma adaptação de qualidade. Com excelentes 13 pontos de média em sua estreia, Carrossel, adaptada por Íris Abravanel, disparou na audiência e ocupa o segundo lugar isolado no horário nobre. Com cenários bem acabados e multicoloridos, que enchem os olhos da criançada, a fictícia Escola Mundial mais parece um atraente parque infantil e seduz até os mais velhos. Cores quentes, uniformes impecáveis e uma cenografia bem resolvida acolhem visualmente com uma direção correta de Reynaldo Boury.

O mesmo se pode dizer dos cenários das casas dos alunos, que muitas vezes lembram produções de "cartoon", com toques de contos de fadas. Já a casa da professora Helena, vivida pela carismática Rosanne Mulholland, como a amável educadora e protagonista, se assemelha à estética do longa O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - de Jean-Pierre Jeunet -, com alguns toques retrô, o que reforça a ingenuidade prestativa da personagem.
Contornada por ótima trilha sonora, com canções como Fico Assim Sem Você, interpretada por Roberta Tiepo, ou Não é Proibido, na voz de Marisa Monte, a produção se destaca principalmente por assumir todos os seus clichês. Afinal, os simbolismos do universo infantil são recheados de maniqueísmos. Na história, a exaltação da equivalência entre classes sociais, raças e religiões é tratada sem didatismos e ocorre de forma natural. Com personagens que representam a pluralidade na convivência entre negros, judeus, japoneses e americanos. Nessa diversidade, cabe até a personagem gordinha Laura, vivida por Aisha Benelli.
No elenco infantil, muitos atores mirins se destacam, como a esnobe Maria Joaquina, de Larissa Manoela, ou o ingênuo e simpático Cirilo, de Jean Paulo Campos, em seus habituais conflitos da infância. Já Maísa Silva, a aposta da emissora desde que começou a apresentar programas no SBT, não surpreendeu como a serelepe Valéria. Com malcriadez e "bullings" dos personagens mais rebeldes, como esconder animais peçonhentos para dar sustos nas professoras ou roubar a boneca da irmã, a trama cresce por não se distanciar do comportamento mais genuíno dessa idade.
Com isso, a produção ainda consegue exaltar o lúdico da infância e deixar para trás a cada vez mais frequente apologia à "adultização", com meninas se comportando como mulheres e se vestindo como "periguetes". Mais um mérito da trama originalmente mexicana, produzida pela Televisa em 1989 e exibida no Brasil, pela primeira vez, entre 1991 e 1992, também no SBT.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...